Avaliação Psicológica da Aprendizagem
Em alguns casos as crianças com problemas de aprendizagem apresentam ansiedade, autoconceito prejudicado, com evidente sinais de sentimentos de inadequação e culpa relacionados a impulsos agressivos não elaborados, podendo ainda apresentar dificuldades de comunicação e timidez.
A motivação é um dos fatores que interferem no desempenho escolar dos alunos e referem que há inúmeras variáveis, como o ambiente da sala de aula, postura e ações do professor, uso inadequado de estratégias de aprendizagem e aspectos emocionais, que podem desencadear ou inibir a motivação dos estudantes.
Principais Transtornos relacionados na Aprendizagem
Observa-se diferenças significativas na função memória entre alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar.
Crianças com Dislexia e TDAH apresentam escores mais baixos do que alunos sem dificuldades de aprendizagem no teste de Figuras complexas de Rey e pode estar relacionado aos déficits cognitivos ou ao processamento da informação.
Essas diferenças foram significativas entre os alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar no item memória.
Crianças com TDAH possuem resultado pior em organização perceptual.
As principais diferenciações nos quadros de crianças com dislexia e discalculia estão nas habilidades escolares de leitura e escrita, não sendo observadas alterações evidentes em outras funções cognitivas.
Um dos testes padrão ouro que ajuda a diferenciar aspectos envolvidos na leitura é o subteste vocabulário da escala Wechsler .
Crianças com Dislexia e TDAH apresentam escores mais baixos do que alunos sem dificuldades de aprendizagem no teste de Figuras complexas de Rey e pode estar relacionado aos déficits cognitivos ou ao processamento da informação.
Os distúrbios de linguagem têm um papel importante no funcionamento social e nas relações interpessoais dos pacientes.
Déficits de linguagem pragmática está relacionado com disfunções na Teoria da Mente, Funções Executivas, distúrbio de pensamento, atenção dividida, cognição social e inteligência.