Avaliação Psicológica Infantil do Desenvolvimento
O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância pode afetar o desenvolvimento cognitivo subsequente das crianças.
Crianças prematuras e com baixo peso apresentam com mais frequência alterações funcionais cerebrais específicas, associadas aos transtornos cognitivo-comportamentais e de aprendizagem., e são mais propensas a apresentarem alterações no desenvolvimento motor e funcional, detectáveis antes da idade escolar.
Quanto menor o nível intelectual das crianças, mais problemas de comportamento elas apresentavam.
Crianças com atraso no desenvolvimento apresentam normalmente índice de inteligência (QI) mais baixos, pontuações mais baixas e mais erros em tarefas de cópia e memória quando comparadas a crianças com desenvolvimento típico.
Segundo pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde, em países desenvolvidos uma a cada seis crianças terão:
- paralisia cerebal;
- deficiência intelecual;
- problemas de aprendizagem;
- atraso no desenvolvimento ;
- transtorno do déficit de atenção;
- transtorno do espectro autista;
Transtorno mental infantil com início antes dos 7 anos de idade e envolve atenção prejudicada ou diminuída, impulsividade e hiperatividade
Observa-se diferenças significativas na função memória entre alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar.
crianças com Dislexia e TDAH apresentam escores mais baixos do que alunos sem dificuldades de aprendizagem no teste de Figuras complexas de Rey e pode estar relacionado aos déficits cognitivo ou ao processamento da informação
As principais diferenciações nos quadros de crianças com dislexia e discalculia estão nas habilidades escolares de leitura e escrita, não sendo observadas alterações evidentes em outras funções cognitivas.
Um dos testes padrão ouro que ajuda a diferenciar aspectos envolvidos na leitura é o subteste vocabulário da escala Wechsler .
Crianças com Dislexia e TDAH apresentam escores mais baixos do que alunos sem dificuldades de aprendizagem no teste de Figuras complexas de Rey e pode estar relacionado aos déficits cognitivo ou ao processamento da informação
Transtorno do desenvolvimento que aparece nos primeiros 3 anos de vida e afeta o desenvolvimento normal do cérebro de habilidades sociais e de comunicação.