HIV
A infecção pelo HIV está associada a alterações neurocognitivas principalmente quando a transmissão ocorreu da mãe para criança.
A infecção pelo HIV está associada a alterações neurocognitivas principalmente quando a transmissão ocorreu da mãe para criança.
O suporte social é um importante efeito moderador das repercussões causadas pelo diagnóstico e tratamento do câncer, possibilitando intervenções que visem maior qualidade de vida para esses pacientes.
Foi identificado no domínio da Organização Perceptual mais rebaixado em pacientes com Diabetes
Crianças prematuras e com baixo peso apresentaram com mais frequência alterações funcionais cerebrais específicas, associadas aos transtornos cognitivo-comportamentais e de aprendizagem.
Alteração da habilidade verbal é frequente no Lupus
Conforme a gravidade dos sintomas da depressão, maior o prejuízo no desempenho em memória semântica, atenção e velocidade de processamento da informação.
A hepatite C pode ser definida como uma doença infecciosa, que se desenvolve por uma atividade inflamatória, que pode gerar um comprometimento no Sistema Nervoso Central, podendo ocasionar prejuízos cognitivos e sintomas de depressão.
Exposição crônica aos solventes orgânicos pode resultar em alterações estruturais do sistema nervoso central (SNC), causando degeneração dos neurônios, assim como alterações nas funções motoras, sensoriais e neurocognitivas que pode futuramente desencadear o desenvolvimento de transtornos neurodegenerativos, como demências.
Quanto maior o estresse, menor a capacidade de raciocínio inferencial
Na bulimia nervosa, as alterações mais encontradas são déficits de atenção seletiva e das funções executivas.